top of page
BG BLOG.jpg

CISBRA NEWS

Acordo Mercosul-UE: Desafios e Oportunidades em Debate no Rio de Janeiro

  • Anny Marketing CISBRA
  • 24 de fev.
  • 2 min de leitura

ree

Como ele vai transformar o cenário econômico? Quais os impactos para negócios e investimentos? Com a presença da CISBRA, especialistas se reuniram em evento para debater as oportunidades que virão.


Profissionais do mercado se encontraram para entender as tendências e se preparar para as transformações que o acordo entre Mercosul e União Europeia pode trazer. Ele representa uma das maiores oportunidades econômicas dos últimos tempos, mas também levanta desafios estratégicos para empresas e investidores.


As perguntas na mesa são: o acordo entre Mercosul e União Europeia Como essa parceria pode transformar o cenário econômico entre os blocos? E quais os impactos reais para negócios e investimentos?


Para responder a essas questões, especialistas e líderes do setor se reuniram no evento “Mercosul e UE – Integração, Negócios e Oportunidades”, realizado na última semana, no Rio de Janeiro, para se aprofundar em relação às vantagens e desafios dessa relação estratégica.


O evento, organizado pelas Câmaras de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Portuguesa e Ítalo-Brasileira, reuniu especialistas e autoridades para debater as perspectivas do acordo. O encontro, que contou com a participação de líderes das câmaras e do Embaixador José Alfredo Graça Lima, evidenciou o entusiasmo com as oportunidades de livre comércio que se abrirão entre os blocos.


Os palestrantes destacaram que o processo de implementação do acordo será gradual, exigindo paciência e atenção às etapas de revisão jurídica, tradução e tramitação legislativa. No entanto, a expectativa é de que a proximidade cultural com países como Portugal e Itália, devido à forte presença de descendentes no Brasil, facilite as trocas comerciais.


Um ponto crucial abordado foi a necessidade de adequação dos países do Mercosul às conformidades impostas pela União Europeia, garantindo que as exigências não se restrinjam à proteção da produção interna europeia. O Embaixador José Alfredo Graça utilizou o sucesso da União Aduaneira com a UE como exemplo para ilustrar as transformações que o próprio Mercosul enfrentará com o acordo.


Houve consenso sobre a importância da internacionalização das pequenas e médias empresas, que precisarão se preparar para o novo cenário. A CISBRA, presente no evento, e atenta a essa necessidade, reforça seu compromisso em apoiar as empresas brasileiras nesse processo de adaptação e expansão para o mercado internacional.

bottom of page