
Acerca de

CISBRA e Dallas Market Center fortalecem parceria para impulsionar exportações brasileiras
Sede da CISBRA foi palco de importante reunião com o representante Michael Mendoza, discutindo parcerias e pensando na próxima feira em Dallas.
A sede do Sistema CISBRA, no Rio de Janeiro, foi palco de uma importante reunião entre representantes da diretoria da CISBRA e Michael Mendoza, Diretor Executivo do Programa Nearshoring America do Dallas Market Center (DMC). Estavam presentes o Presidente da CISBRA, Paulo Manoel Protasio, o Vice-Presidente Ricardo Mota da Costa, o Diretor Executivo/ CEO Mario Scangarelli, a Diretora Administrativa Nathalia Xavier, o Diretor de Negócios Internacionais John Cuttino e a Diretora de Relações Humanas e Governamentais Monica Romero.
O encontro teve como objetivo principal traçar os próximos passos para 2025, visando fortalecer a participação brasileira na comunidade Nearshoring e na próxima feira, que acontecerá em dezembro deste ano.
O projeto Nearshoring America, que busca alternativas de fornecimento para importadores norte-americanos em diversos setores, tem no Dallas Market Center um parceiro estratégico fundamental. O DMC, consolidado como um importante player no mercado atacadista dos Estados Unidos, com acesso a 250 mil clientes e milhões de consumidores em 50 estados e 80 países, oferece uma plataforma de grande impacto para o crescimento das exportações brasileiras e mexicanas.
A parceria entre a CISBRA e o DMC foi formalizada em 14 de junho de 2024, durante o ENCOMEX-RJ, evento patrocinado pela ApexBrasil, que aconteceu no Rio de Janeiro. Desde então, as duas instituições têm trabalhado em conjunto para fortalecer a presença brasileira no mercado americano.
Resultados Positivos e Próximos Passos
O primeiro Nearshoring America Expo, que contou com a participação da CISBRA, foi um sucesso, com 22 empresas brasileiras expondo seus produtos, sendo 10 delas com o apoio da CISBRA. Para 2025, as atividades serão divididas por setores, com foco em áreas como artesanato, iluminação, presentes, utensílios de mesa, calçados, moda, móveis, cama/mesa/banho, decoração, couro, joias, papelaria e brinquedos.
A CISBRA desempenha um papel crucial no apoio aos empresários brasileiros, auxiliando na identificação de importadores e distribuidores confiáveis, divulgando as capacidades das empresas brasileiras, estabelecendo uma rede de fornecedores de logística confiáveis e promovendo o estabelecimento de relacionamentos de longo prazo entre empresas brasileiras e americanas.
Visita à feira e centro cultural tipicamente brasileiro
Além da reunião, Michael Mendoza teve a oportunidade de conhecer de perto a produção brasileira, visitando o Centro de Tradições Nordestinas, no Rio de Janeiro, para conhecer o artesanato do Nordeste, e a Arquitelar, empresa expositora da CISBRA no Nearshoring America Expo 2024, em Volta Redonda.
Michael, junto com a equipe CISBRA, também visitou a Feira ABCASA promovendo o Nearshoring.
“A visita do DMC a CISBRA e ao Brasil é a prova do sucesso da participação brasileira no primeiro encontro de nearshore nas Américas”, diz Mario Scangarelli. “Esse evento em dezembro do ano passado,com destaque para Brasil e México, reforça a busca do setor privado norte-americano por fabricantes de produtos que possam substituir aqueles vindos da Ásia, principalmente da China, surgindo aí uma grande oportunidade para os fabricantes brasileiros dos setores destacados pela CISBRA”.
Compromisso e parcerias estratégicas
A CISBRA reafirma seu compromisso em impulsionar o comércio exterior brasileiro e fortalecer a presença dos produtos brasileiros no mercado internacional, através de parcerias estratégicas como a estabelecida com o Dallas Market Center. “Não temos dúvida que o projeto representará, num futuro muito próximo, a intensificação das relações de fornecimento para novos setores aos grandes distribuidores americanos. O pontapé inicial está sendo dado pelo estado do Texas, que já é um importante parceiro comercial do Rio de Janeiro no setor de energia”, finaliza Mario. “Quem sabe o projeto se torne uma grande Zona Internacional de Serviços?”.