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ApexBrasil trabalha para inserir o público feminino no comércio exterior

Criado há pouco mais de um ano pela Agência, o Programa Mulheres e Negócios Internacionais já impactou a vida de milhares de  empresárias brasileiras. Por meio de ações específicas e inclusivas, já são mais de 65 instituições parceiras que ajudam a fazer o programa acontecer

 

O comércio exterior é um propulsor essencial do progresso econômico no mundo. De acordo com levantamento publicado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), países que se integram ao comércio global possuem maior produtividade, inovação, melhores oportunidades de emprego, preços mais baixos e melhor padrão de vida. No entanto, o mesmo estudo também revela que apenas 14% das empresas exportadoras
brasileiras são majoritariamente femininas - apesar de as mulheres representarem 51,5% da população. Há, portanto, um grande potencial para o crescimento de empresas lideradas por mulheres no mercado internacional e foi neste contexto que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) criou, em junho de 2023, o Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI).


A iniciativa nasceu da criação do Termo de Compromisso com a Equidade de Gênero firmado pela Agência em março de 2023, que endereça tanto a governança da Agência quanto os programas ditos “finalísticos”, desenvolvidos junto aos setores produtivos. Desde então, diversas ações têm sido desenvolvidas com objetivo de incentivar o aumento da quantidade de empresas brasileiras lideradas por mulheres na base exportadora do país e nas cadeias globais de valor, colaborando ativamente para a geração de um ciclo virtuoso não apenas na
expansão da força de trabalho, como também na produtividade e na renda do país.


O modelo de atuação do MNI baseia-se na aplicação de uma lente de gênero diretamente nos pilares de atuação da Agência. Pontuação adicional em editais, vagas, descontos e critérios de desempate para empresas lideradas por mulheres, assim como ações específicas 100% direcionadas a essas empresas, são alguns exemplos que ilustram as formas de atuação do Programa. Às empresárias participantes, são oferecidos workshops, mentorias, rodadas de
negócios, seminários, sessões de networkings, cursos virtuais, participações em feiras, bem como a elaboração de estudos e pesquisas focados neste mercado.


E é a partir do exemplo interno que se propaga a ideia: hoje, 50% dos cargos de liderança da ApexBrasil são ocupados por mulheres. Além disso, atualmente, o estatuto da Agência coloca de forma permanente que os cargos de autogestão da organização precisam ser ocupados de forma equitativa.


Não por acaso, em 14 de março deste ano, o Programa MNI recebeu o prêmio de Boas Práticas do Movimento Elas Lideram 2030, concedido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Isso mostra um reconhecimento global com relação ao comprometimento da ApexBrasil com a equidade de gênero no âmbito da sua própria estrutura organizacional, que se estende para as ações finalísticas da Agência.


Os resultados positivos do Programa já foram visíveis logo nos primeiros meses de seu lançamento. E no final de 2023, 33 ações do MNI já haviam impactado diretamente 1.189 empresas. Destaque também para o aumento de 33,4% no número de empresas lideradas por mulheres apoiadas pela ApexBrasil, que saltou de 2.161 em 2022 para 2.883 em 2023. Desse total, mais de 67% são de médio e pequeno porte (MPMEs).


A visão ampliada da ApexBrasil envolvendo questões de gênero também tem servido, portanto, para alavancar fortemente os negócios de pequenas e médias empresas pertencentes ao público feminino. Ao promover ações que envolvem capacitação, mentoria especializada – como no Programa Elas Exportam, e acesso facilitado ao crédito para MPMEs, por exemplo, a ApexBrasil cumpre a missão de agregar valor de longo prazo às suas organizações, gerando impactos positivos também para a sociedade.


Rumo a mais um ano de conquistas, o Programa MNI passa a se consolidar por meio de ações concretas e efetivas, impactando milhares de empresárias e ecoando no trabalho de diferentes entidades e parceiros governamentais, por meio de uma série de programas e projetos. Hoje, já são mais de 65 instituições parceiras que ajudam a fazer o  programa acontecer.


Em 2024, aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres na carteira de clientes da ApexBrasil é uma prioridade. Para este ano, estão previstas novas edições de iniciativas específicas e inclusivas ocorridas em 2023. Algumas inovações envolvem o lançamento de cursos virtuais, comunidade digital, podcasts, premiações, vitrines digitais e físicas nos escritórios da ApexBrasil no país e exterior, catálogos de produtos e serviços, editais de estudos e pesquisas e entre outros.


Saiba mais sobre o Programa Mulheres e Negócios Internacionais:
https://apexbrasil.com.br/mulheresenegociosinternacionais


Sobre a ApexBrasil


A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

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